By Carol Gramaglio

Em outubro partimos para mais um capítulo no #womensjourney DUO Network em um FAM TRIP super especial desenhado por Caribbean Tours com apoio da rede de hotéis Iberostar Cuba.

Passamos por Havana, Cienfuegos, Trinidad e Varadero. Um roteiro de 8 noites, cheio de surpresas para as convidadas agentes de viagens!

Durante o FAM, traçamos experiências exclusivas que enriqueceram o roteiro e o aprendizado das convidadas durante toda a viagem.

Em Havana tivemos o privilégio de almoçar no Paladar Grados. Os paladares são restaurantes privados pequenos e acolhedores com jeitão de casa, com toques de alta gastronomia. Na economia fechada cubana, alguns empreendimentos privados são permitidos, seguindo regras do governo (hoje mais flexíveis).

Essa relativa abertura econômica começou nos anos 1990 e se intensificou durante o governo do Raul Castro. O Paladar Grados, no charmoso e arborizado bairro Nuevo Vedado, é administrado pelo chef Raul. A casa é pequena e é necessário reserva prévia. Sem dúvida, foi uma experiência gastronômica mais autêntica que vivemos na Ilha. Lá, nos deliciamos com os criativos pratos preparados com ingredientes simples e frescos. Ainda tivemos uma aula de como preparar o mais tradicional drinque cubano: o mojito!

Foto por Rosane Pimentel

Também visitamos o Estúdio de Arte Eduardo Guerra. Eduardo é um artista renomado que desenvolveu uma técnica de pintura com xilografia finalizada com toques de aquarela, que torna cada quadro único. O tema da sua obra traz elementos da natureza, animais, figuras femininas, além de figuras fantásticas, como duendes e fadas!

Alguns quadros parecem um sonho nostálgico com toque de inocência quase infantil. Na sua linda e acolhedora casa, tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre a vida de um artista em Cuba. Nos sentamos em seu pátio interno entre arte e jardins e ouvimos com curiosidade sobre os desafios de um artista e suas “armas” culturais que promovem pequenas revoluções carregadas de significados…

Um dos jantares do grupo foi no icônico Paladar La Guarida, onde foi gravado o filme ganhador do Oscar: Fresa & Chocolate, produzido durante a década de 1990. O filme aborda as dificuldades enfrentadas pelos cubanos após a queda da União Soviética e consequente perda do aporte financeiro. Aqui, além do bar no rooftop com vista sobre os telhados de Havana Vieja, há o restaurante e, em dois pisos intermediários, também moram algumas famílias.

Do lado de fora, a casa onde está o La Guarida, está em aparente processo de demolição. Porém, ao subir as escadas, toda a beleza de sua decoração excêntrica se revela aos poucos bem diante dos nossos olhos quase incrédulos. La Guarida é um ícone turístico capaz de sintetizar a poesia do contraste entre fachadas degradadas e interiores surpreendentes com áurea de esconderijo para poucos privilegiados.

Havana é assim: um quadro cheio de cores fortes e desgastadas. Um mix arquitetônico de tempos gloriosos em contraste com cenários poéticos interiores hipnotizantes. Uma nostalgia contínua e acolhedora, um charme atemporal.

Não é à toa que as escadas do La Guarida são um dos lugares mais “instagramáveis” de toda Havana!

Caminhando pelas ruas de Havana Vieja, chegamos no belo Hostal Conde de Villanueva. Uma construção com um lindo Pátio interno e fotos de várias celebridades que lá estiveram degustando os melhores “puros” de Cuba! Sim como diria Churchil: sempre fume “habanos” cubanos, beba conhaque armênio e nunca se atrase para o jantar.

Lá, vimos como se faz um charuto: enrola-se 5 camadas de folhas secas e reveste-se com uma espécie de capa feita de uma folha mais elástica. Todas as folhas são cubanas e vem da região de Viñales, a oeste do país. Além disso, o charuto cubano é mais puro, pois, não leva essências, como o dominicano, por exemplo.

Degustar charutos é um autêntico ritual, desde acendê-lo, não com um isqueiro, mas com uma madeira especial, para não contaminar a pureza de seu sabor, até o gole de rum ou café para soltar os aromas naturais do tabaco na boca….

Conhecemos também o grupo Havana Queens que, no seu início, era um grupo só de mulheres, daí o nome! Porém, não resistiu ao gingado dos cubanos e bailarinos também entraram na dança. Com o apoio de um suíço, o grupo ensaia nos arredores de Havana de manhã. Os ritmos bailados pelo grupo são são variados. Aprendemos alguns passos de ritmos latinos, especialmente passos de salsa, além de um baile africano.

O que vai rolar na FAC é sempre um “mistério”. Durante a semana, a Caribbean Tours teve acesso a programação que foi simplesmente incrível. Tivemos o privilégio de ver diversas exibições de artes em suas galerias, cruzar com os artistas que estavam expondo, além de acompanhar uma apresentação de jazz super intimista, e curtir todos os ambientes da FAC criativamente decorados de forma única.

A Fábrica de Arte é um lugar que vem para ajudar jovens artistas cubanos a divulgar sua arte, seja em forma de música, dança ou artes plásticas. Seu edifício, abrigava uma fábrica de azeite no passado. A maioria das fábricas que existiam em Cuba foram fechadas nos anos 1990, devido a falta de insumos e pela desarticulação do principal mercado comprador, naquele momento, a União Soviética (hoje Canadá).

A Fábrica tem diversas salas imensas que abriam diferentes exposições. Um lugar cool cheio de movimento, música, dança e poesia, sem dúvida um “must” em La Habana.

Tivemos a oportunidade de visitar a oficina de restauração de carros clássicos, Nostalgic Cars, do cubano Julio Gonzalez. Ele nos contou como o amor por sua esposa e pelos Chevrolets, o levou a deixar o emprego de engenheiro no governo e abrir sua oficina de restauração de carros que lhe rendeu um convite à Casablanca.

Em 1959, quando o Partido Comunista fecha a economia do país, as exportações cessam. Depois, os Estados Unidos decretam o embargo em represália ao fato do regime cubano ter sequestrado os bens dos norte-americanos na Ilha, sem indenização. O embargo praticamente obrigou ao alinhamento de Cuba com a URSS. Naquele momento, a Revolução Cubana queria ser independente. O embargo fortalece o Partido Comunista em Cuba e o conservadorismo. Quando a população reclama, o governo cubano diz que o culpado é os Estados Unidos.

Os carros antigos, então, se tornaram uma das únicas opções de transporte viável para muitos cubanos. A criatividade para manter essas máquinas funcionando é admirável. Também é uma forma de arte e malabarismo para trazer peças dos Estados Unidos e de outros países produtores.

Estava muito calor em Havana. Os termômetros marcavam quase 40 graus, além da umidade elevada nessa época do ano. Recomendamos ir a Cuba entre Novembro e Abril para evitar as chuvas, riscos de furacões e altas temperaturas. As e-bikes da Caribbean Tours, há cerca de 100 bicicletas elétricas no escritório da Caribbean Tours, localizado no bairro nobre de Nuevo Vedado. A casa, em estilo georgiano, já abrigou o Consulado da Itália.

Após uma breve aula de como usar as e-bikes, pedalamos até um dos cartões portais da cidade: a Praça da Revolução. Aqui, Fidel fazia os seus longos discursos para o povo. Também, se vê a imagem de Che Guevara em um dos prédios e de Camilo Cienfuegos, outro revolucionário.

No Studio Irsula tivemos o prazer de jantar com artistas que preparam pratos simples com um toque gourmet em um menu degustação servido entre obras de arte super significativas.

Durante o jantar, daiquiris e mojitos, tivemos intervenções artísticas com música, declamação de poemas e dança.

Cienfuegos é conhecida como a França de Cuba, pois, é uma cidade portuária outrora colonizada por franceses no século XIX.

Percorremos o preservado centro histórico e entramos no Teatro Tomas Terry do século XIX de um rico venezuelano que morou em Cienfuegos e mudou-se a Paris um pouco antes da sua morte. O teatro tem design italiano foi construído em sua homenagem pelos seus familiares.

Cienfuegos tem uma linda arquitetura bem preservada e assim como Trinidad, um pouco mais a leste, também é tombada pela Unesco. Visitamos o Palácio del Vale, uma bela construção do século XX com elementos mouriscos, inclusive.

Viajar a Trinidad, ao leste do país, é ir para a época dos engenhos de açúcar. É incrível como, desde aquela época, pouca coisa mudou. Sair de Havana e ir rumo as cidades do leste é ir de encontro a tempos ainda mais remotos e rurais.

Trinidad é rica em música e arte! A cidade em si tem um casario preservado (Unesco) e um charme autêntico. Ficamos encantadas com o charme daquele lugar.

Antes de chegar em Varadero, saímos de Trinidad e fizemos uma parada na histórica Santa Clara. Foram transladados, somente na década de 1990, os restos mortais de Che e os revolucionários mortos da guerrilha na selva boliviana. Do lado do memorial, onde jaz os restos mortais, há um museu. Nele, há inclusive a carta escrita por Guevara ao deixar Cuba rumo a outros países africanos e latinos. O memorial foi construído em Santa Clara não por acaso. Foi aqui o palco da batalha final contra o ditador Fulgencio Batista que, após a derrota, fugiu para os Estados Unidos.

Sem dúvida Varadero surpreendeu o grupo pela beleza de suas águas em diferentes tons de verde e azul, areia branca e vibe caribenha, embora no Atlântico.

Visitamos diversas casas particulares que são verdadeiros tesouros! Com muito estilo e decoração autêntica esses meios de hospedagem oferecem um serviço personalizado e experiências únicas.