Por Maria Alice Cavalcanti

Quando decidimos levar os meninos para uma viagem para África, organizamos um roteiro com mix de cidade, safari e comunidade. Buscamos por uma África autêntica, diversa e intensa em beleza. A Wilderness Safaris nos guiou ao longo dessa jornada. Eles são a maior empresa de Conservação de Turismo do Mundo com acesso exclusivo a 2,5 milhões de hectares de terras selvagens e foco na preservação da biodiversidade dessas regiões. A Wilderness Safaris entende o propósito como o novo Luxo. Acreditam que a sua maior conquista até hoje foi construir um modelo sustentável de negócio que não compromete a natureza e que oferece emprego, treinamento, carreiras, novos horizontes, esperança e alternativa real de desenvolvimento. Hoje eles possuem mais de 44 Lodges distribuídos por 06 países da África: Botswana, Namíbia, Zimbabwe, Zâmbia, Quênia, Ruanda.

Levamos 08 meses planejando a nossa viagem e dentro das opções dos países que eles atuam, escolhemos levar os meninos para viver a experiência no Zimbábue. Um país que faz divisa com a Zâmbia, Botsuana e África do Sul e tem o poderoso rio Zambezi que corta sua fronteira norte, enquanto o rio Limpopo corta a fronteira sul.

Sabíamos que iríamos conhecer uma comunidade na região do Hwange e visitar uma escola com 300 crianças, conversamos com os meninos e juntos pensamos que tênis seria um item muito importante para essas crianças já que a maioria não tem nenhum e caminha em torno de 10km entre ir e vir para a escola. Conseguimos juntar com a ajuda de amigos e pessoas que quiseram apoiar essa causa 300 pares de tênis para levar com a gente nessa aventura.

O Zimbábue é um país fascinante com um povo acolhedor, paisagens belíssimas e ainda inexploradas. No Zimbábue vimos uma variedade de animais selvagens, fartura de predadores, entendemos mais sobre o comportamento deles e presenciamos momentos lindos com os filhotes de elefantes que apareciam por toda a parte, leões se preparando para caçar, leoas e seus filhotes no safari noturno, grupo de búfalos, girafas e como elas precisam se curvar sem dobrar as pernas para beber água e a beleza de grupos de zebras juntas. Presenciamos pôr dos sóis no meio da savana onde as cores parecem uma pintura e admiramos a noite um dos céus mais estrelados do mundo. São muitas as razões que fazem este destino ser único e a viagem ser uma experiência inesquecível.

O Zimbábue tem duas áreas distintas onde estão os parques nacionais do Hwange e de Mana Pools, a Wilderness Safaris possui as suas próprias concessões privadas e seus próprios lodges em ambos os Parques. Fomos em janeiro, ficamos 05 noites no Parque Nacional do Hwange, fronteira com Botsuana e o paraíso para alguns dos últimos grandes rebanhos de elefantes, búfalos e zebras do sul da África.

Passamos 02 noites no Little Makalolo localizado em uma das áreas mais diversas do Hwange, o que garante uma variedade e abundância de animais durante todo o ano. Você encontra vários poços de água pela região, o que atrai diversos animais e bem em frente ao Lodge tem um desses pequenos lagos o que nos permitiu apreciar toda beleza da vida animal desde a piscina ou tomando café da manhã. Nos Safaris saímos ao amanhecer e depois no final dia com uma parada estratégica para apreciar o magnifico por do sol que só existe na Africa. Durante o meio do dia aproveitamos para almoçar e relaxar na piscina enquanto os animais, devido às temperaturas mais altas nesse horário também descansam.

No terceiro dia nos mudamos para o Linkwasha Camp que está situado em uma concessão privada na melhor localização no Hwange. Encontra-se perto das famosas Planícies de Ngamo, onde a vida selvagem se reúne em grandes números durante o verão. Ficamos muito bem impressionados com a arquitetura do lodge que é uma mistura eclética de interiores contemporâneos e cultura Ndebele. No total são apenas nove luxuosas tendas e sendo uma delas familiar onde ficamos hospedados com todo conforto, qualidade e design.

Desde a chegada no Aeroporto de Vitoria Falls com o receptivo da Wilderness Safaris, cuidado com que eles nos conduziram até o avião da Wilderness Air foi impressionante. Os olhos dos meninos brilharam ao verem que iam voar num monomotor e um deles pediu para ir na frente como co-piloto. Sobrevoar a savanna, os rios, árvores com a possibilidade de enxergar manadas de elefantes do alto e por fim descer em uma pista no meio do nada tendo a nossa espera um jeap com o ranger já com a toalhinha umedecida, garrafinha de água e aperitivos, foi inesquecível. Eles riam, observavam tranquilos e felizes ao nosso lado. Os rangers que são os guias no safari superaram nossa expectativa, foram pacientes, super kids friendly, cuidadosos e ao mesmo tempo conseguiam atrair a atenção dos meninos envolvendo-os durante o safari. Foi uma descoberta a cada momento, sentimento de realizar algo positivo e poderoso.

E foi durante a nossa estadia no Linkwasha Lodge que pudemos entregar os 300 pares de tenis. Uma das empresas que faz parte da Wilderness Safaris é a Children in the Wilderness que promove um trabalho em estreita colaboração com as comunidades e escolas vizinhas, garantindo que elas se beneficiem da conservação e do ecoturismo sustentável.

Os meninos estavam ansiosos para conhecer os “novos amigos” e saímos logo depois do café da manhã em direção a vila de Ngamo. Fomos recebidos pelo chefe da aldeia que nos convidou para conversar, saber mais sobre o nosso país e aberto para contar sobre a vida local, os acontecimentos e responder a qualquer pergunta nossa. Em nossa volta tinha filhotes de gatos, galos, galinhas, os meninos atentos e querendo brincar. Pedimos permissão para conhecer a escola e o diretor já estava nos aguardando. Quando descemos do jeap e as crianças apareceram foi um encontro emocionante. No primeiro momento teve um pouco de timidez dos dois lados, mas deixamos os meninos abrirem as malas e mostrarem os presentes que tínhamos trazido e aos poucos foram se aproximando. As crianças queriam tocar no cabelo loiro com outra cor e textura que os delas, mostrar a horta, a biblioteca e as salas de aula pra gente. Quando menos percebemos já estavam jogando bola juntos, os meninos descalços junto com toda a nova turma que eles chamam de amigos até hoje.

São cenas inesquecíveis, momentos que nos transformaram e nos permitiram viver. O essencial da vida, o luxo que nos passa despercebido e que precisamos enxergar com novos olhos.

Os Camps da Wilderness Safaris no Zimbábue oferecem muito mais do que Safaris para observar os “big five”. Eles proporcionam jornadas que mudam vidas, as dos viajantes e das comunidades locais. Uma palavra define: Gratidão!